sábado, 30 de março de 2013

SERIA ESSE O MELHOR SISTEMA DE GOVERNO?

O conceito de sociedade (do latim: societas, que significa "associação amistosa com outros") é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
O Brasil é uma grande sociedade que está subdivida em várias outras sociedades, interagindo de acordo com os seus costumes e propósitos. Dentre essas subdivisões, podemos citar os Estados, que por sua vez é subdivido em cidades, que são subdivididas em bairros, que consequentemente são subdivididos em ruas e essas por fim são subdivididas em casas.
Todas essas subdivisões do país formam uma outra sociedade e todas elas têm os seus integrantes com seus costumes, seus propósitos e principalmente, seus líderes, pois sem um líder é praticamente impossível que uma sociedade sobreviva de maneira harmônica. 
O ser humano, é um ser, por natureza, sociável, onde já nasce numa sociedade, a qual conhecemos por família, onde podemos dizer que é a última subdivisão do país (a casa), sendo essa a base fundamental de todas as outras sociedades. A família, composta por pai, mãe e filhos(as), luta por seus próprios interesses, liderada pelos pais, que sendo eles definidos pela própria natureza como os líderes, não podem serem escolhidos por votação, portanto a família não pode ser democrática e não pode ser regida diretamente pelo estado.
Portanto, temos uma associação de casas formando as ruas, uma associação de ruas formando os bairros, uma associação de bairros formando uma cidade, uma associação de cidades formando um estado e uma associação de estados formando o país. Como cada líder luta pelo interesse da sua sociedade, seria fácil criar uma hierarquia de governo sem muitos componentes, que ao invés de ajudarem, criam mais obstáculos para o desenvolvimentos das sociedades como unidades.
Não é muito difícil montarmos um sistema de governo, onde o líder de cada sociedade, juntos com os outros líderes, decidissem o que era melhor pra todos. Esse sistema funcionaria da seguinte forma: Sendo os pais os líderes da família, se juntariam e escolheriam um líder para a rua, que serviriam apenas como auxiliares sem remuneração, enquanto que a escolha do líder do bairro, nesse caso o vereador, seria escolhido pelo voto direto, por todos os eleitores do bairro; o prefeito com o seu vice, também seriam escolhidos separadamente, pelo voto direto de cada eleitor da cidade. O sistema eleitoral do país, seria igual ao que temos hoje, os eleitores escolheriam, também pelo voto direto, o governador e o presidente com os seus respectivos vice separadamente. Não eram necessários deputados estaduais e federais.
O sistema funcionaria da seguinte forma:
Os moradores da rua, decidiriam junto com o líder quais as prioridades dela, esse líder se juntariam com os outros líderes das outra ruas e decidiriam as prioridades do bairro junto com o seu vereador, esses por sua vez, se juntariam e decidiriam as prioridades da cidade, levando-as para serem discutidas junto com o prefeito e principalmente com o vice. Nesse caso, teríamos os líderes das ruas cobrando e orientado o vereador, enquanto que os vereadores formavam o poder legislativo municipal, acumulando as funções de fiscais, cobradores e orientadores do prefeito e do vice.
Os prefeitos substituiriam os deputados estaduais, levando as prioridades de cada cidade, para serem discutidas junto com o governador e o seu vice. Nesse caso também seguiria a mesma regra, os prefeitos formariam o poder legislativo estadual, acumulando as funções de fiscais, cobradores e orientadores do governador e do vice.
A mesma regra serviria para federação, onde os governadores substituiriam os deputados federais levando as prioridades de cada estado para serem discutidas com o presidente e o seu vice. Os governadores formariam o poder legislativo, acumulando as funções de fiscais, cobradores e orientadores do presidente e do vice.
Nesses casos, qual seria a função dos vices prefeitos, governadores e presidentes?
É aí que entra a utilidade dos vices, sendo o poder legislativo, estadual e federal, formado por prefeitos governadores respectivamente, o vice assumiria a função de substituto do prefeito e do governador, quando esses estivessem mais focados com a função de legislador, fiscal, cobrador ou conselheiros dos líderes das esferas superiores. No caso do vice-presidente, esse seria o substituto do presidente quando esse estivesse em viagens pelo exterior a procura de melhorias para o país, ou sendo integrante de conselhos mundiais.
Isso formaria uma hierarquia onde o poder de decisões emanaria das esferas inferiores para a superior, onde cada líder lutaria pelas melhoras da sua sociedade. Seria mais fácil decidir as leis necessárias para cada sociedade, como também seria mais fácil fiscalizar, cobrar e orientar cada líder das esferas superiores.
Esse sistema definiria os poderes legislativos e executivo da nação, enquanto que o poder judiciário, seria formado em cada esfera por juízes através de concurso público, enquanto que o presidente do poder judiciário de cada esfera, seria escolhido por votação pelos juízes da mesma. Dessa maneira não estariam atrelados aos poderes executivos e nem legislativo. Seria uma instituição totalmente idônea para poder julgar qualquer irregularidade de qualquer um dos dois poderes, enquanto que o poder legislativo teria o poder de julgar qualquer irregularidade do poder judiciário.
Todas as secretarias que fossem criadas em qualquer esferas, pertencente ao poder executivo, tanto a sua função como os seus dirigentes, teria que ser aprovada pelo poder legislativo.




  

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Num país com um nível de hierarquia e cultura baixíssimos entre as classes mais pobres (Plebe - Massa), seria inútil tentar utilizar este sistema de governo.
    A maioria das pessoas, principalmente em cidades pequenas, são ignorantes, não tem senso crítico e não se importam com o futuro da Nação.
    Quando se trata das Minorias Políticas, a situação é mais complicada, pois agem de acordo com interesses próprios.
    Em minha opinião, os representantes do povo deveriam ser pessoas Neutras dentro das classes sociais, com interesses iguais para com todos os seus semelhantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando um grupo quer conscientizar um pais com o Brasil e tenta essa façanha começando pelas esferas superiores até chegar nas esferas inferiores, torna-se uma empreitada praticamente impossível. Mas quando começamos a conscientizar partindo das esferas inferiores até as superiores, isso torna-se, não só possível, como também viável. Divida a cidade em comunidades, escolha (ou deixe que escolham) uma indivíduo em cada comunidade que esteja mais preparado para ser lide, deixe essa missão em suas mãos e ele terá sucesso exatamente por se tratar de um pequeno grupo.

      Excluir